quinta-feira, 23 de junho de 2011

O quebra-nozes, digo quebra-gelo, primeiro post

É com alegria que faço o primeiro post desse blog que pretendo fazer de ferramenta de comunicação com amigos, familiares e curiosos durante o meu intercâmbio na Rússia.

Em 4 dias embarco para São Petersburgo, aka spb, St. Pete, "capital cultural" entre outros.

Frio na barriga pela correria da viagem. Há uma semana atrás não fazia ideia de que iria realmente pra lá. E por isso nessa semana em meio as últimas provas da faculdade tive que me virar pra arrumar quase tudo.

Não pude me preparar como gostaria. Não estudei muito sobre a cidade, o país e a língua. Não tive tempo sequer para criar demasiadas fantasias e expectativas sobre a experiência que estou prestes a vivenciar na terra da vodka.

Fiz uma aula de russo com o Sérgio que é um intercambista de St.Pete que está morando em BH há alguns meses. Apredi um bocado de coisas úteis. Mas só memorizei o basicão: obrigado, vamos comer e vamos beber.

O alfabeto cirílico é uma barreira natural. Mas o tenho em mãos, impresso numa folha. É uma esquisitice à primeira vista, mas depois de começar a entender, fica mais fácil. São muitas as esquisitices: o nosso 'U' é um quase "Y" e o nosso "N" lá é "H".

Da Rússia lembro do Zangief (personagem do Street Fighter II), depois do time de futebol da Copa de 1994, de vodka (que confesso não gostar muito). Mais recentemente do milionário dono do Chelsea e também do Arshavin do Arsenal que eu considero um dos melhores do mundo (na minha opinião, se ele não jogasse no Arsenal mas em outro time um pouco mais sortudo, seria citado como um dos 10 melhores do mundo por qualquer um numa discussão de futebol de mesa de bar).

Bom, não sei muito. Espero aprimorar meu conhecimento sobre esse país tão imenso que é um BRIC como o nosso.

Explico o meu intercâmbio: trabalharei no escritório da Aiesec Engec&Gaap de St. Pete por 6 semanas como Diretor do projeto  "Month of Brazil in Russia" e também farei parte de uma equipe Trainee de diversas partes do mundo em um projeto cultural chamado Open Art. Aos poucos vou postar mais detalhes de cada atividade.

Agradeço desde já à minhã querida madre, que me deu e continua dando muito apoio nessa aventura. Quem já fez intercâmbio sabe a importância de se viajar com um apoio desse tipo. Te amo mãe!
À minha tia Cláudia e ao meu primo Ricardo que compareceram no último domingo ao Encontro de Familiares e Amigos da Aiesec BH e me fizeram sentir orgulho de ser um Aieseco.
À toda minha família. Aos meus amigos de Divi, de BH, da Aiesec BH e de St. Pete e outros amigos do mundo.

Pra fechar, uma música que faz menção ao título do meu primeiro post que é do meu compositor clássico favorito, Tchaikovsky, natural de St. Pete.


спасибо.

5 comentários:

  1. Faaala Moca!

    Minha mãe e eu é que agradecemos pelo convite ao EFA. Pode ter certeza que estaremos na torcida para que, mais uma vez, tudo dê certo para vc em mais uma incrível viagem. Que vc possa desfrutar ao máximo de tudo aquilo que lhe for oferecido, que represente bem a Aiesec BH (claro que será mto bem representada) e que possa continuar servindo de boa influência para muitas pessoas, assim como é para mim.

    Grande abraço, boa sorte e aguardo boas histórias! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Felomenal.. meu caro...

    Música classica sempre é uma boa pedida... vou continuar conferindo seus posts por aqui... grande Abrasss

    ResponderExcluir
  3. Isso ai Moca. Boa viagem e dê-nos notícias, essa sua viagem vai ser muito interessante com certeza.

    Abras.

    ResponderExcluir
  4. Opa, vai pra terra do Tchaikovsky!
    Tudo de bom pra ti! Tenho certeza que será uma mega experiência!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Curti a homenagem ae "Tchaikovsky"
    =D
    Valeu moquita hahaha! enjoy!

    ResponderExcluir